Bjork
Audio CD (May 8, 2007)
Original Release Date: May 8, 2007
Wea
Faixas
Original Release Date: May 8, 2007
Wea
Faixas
1. Earth Intruders 2. Wanderlust 3. The Dull Flame Of Desire 4. Innocence 5. I See Who You Are 6. Vertebrae By Vertebrae 7. Pneumonia 8. Hope 9. Declare Independence 10. My Juvenile
Apesar de adoradora de Elis e Milton Nascimento, talves Bjork nao saiba da pertinência do título do novo disco Volta, aqui para o nosso rico portugues. Ela esta de volta sim. Depois da fase unheimlich de Vespertine e Medula (se é que o trabalho dela não seja realmente unheimlich na essencia), a deusa dos sons vulcânicos e imcompreensíveis resolveu retomar a veia mais pesada de suas viagens extraterrestres.
Parte da crítica se posiciona cansada do excesso de esquisitices de Bjork e especula se Volta nao sera mais do mesmo. Em parte! É natural que todo artista a certa altura da carreira reúna e reafirme sua alma atraves de um album/obra sintetizador. Volta resgata o poder e agressividade da sonoridade que se arrastava entre Debut, POst e Homogenic.
Comparações serão inevitáveis, porém, dada a complexidade de digestao do som, será tarefa muito pessoal, especialmente para os fãs. Em "Homogenic" (1997), o disco começava com "Hunter", uma marcha eletrônica, caçadora e cheia de ameaças. Em Volta, a primeira música é "Earth Intruders", também uma marcha onde as ameaças somos nós mesmos, os "invasores da Terra". Em "Declare Independence" guitarra e atitude indie/punk/grunge não lembrariam "pluto" de Homegenic? Para a modernidade, traduza-se Peaches e Cansei de Ser Sexy!. Só para citar dois exemplos. Björk sabe o que faz e não renega o passado, renova-o e recicla-o. Estruturas eletronicas de video game, melancolia e metal estao presentes no album.
Como toda obra da cantora, imediatismo é palavra descartada. A primeira vista Volta não parece poderoso como a trilogia/obras-primas Debut, POst e Homogenic. Ao menos dá o recado que o que ela quer, o raciocínio com ou sem tato que ela tiver, ela pode trasformar em som. Volta vai colocar seu ouvido para pensar. E que venham mais avalanches de neve da Islandia daqui para frente.